quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Lélio Costa e Silva, Sócio-Administrador da Árvore da Vida recebe Prêmio em Minas Gerais






Lélio Costa e Silva, idealizador do Xerimbabo Usiminas, recebe prêmio de sustentabilidade



A primeira edição do Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza reuniu esta semana os principais nomes da ecologia em Minas Gerais. Entre os convidados e homenageados estava o idealizador do Projeto Xerimbabo Usiminas e supervisor do Zoológico do Centro de Biodiversidade da Usiminas, Lélio Costa e Silva.

A atuação do médico veterinário foi reconhecida na categoria – eram 22 no total – Melhor Exemplo em Educação Ambiental, em referência aos 26 anos de existência da iniciativa. Para Lélio, a premiação assume uma conotação especial por trazer o nome daquele que fora seu grande mestre. “Pude aprender muito com o Hugo Werneck, que foi um grande admirador do Projeto Xerimbabo e chegou a nos visitar por três vezes. Fiquei bastante emocionado e orgulhoso por receber essa premiação, que soma um compromisso ainda maior ao nosso trabalho”, afirmou.
Durante a solenidade, foi exibido um vídeo que unia imagens do homenageado à metamorfose de uma borboleta, lembrando seu amor por estas. Lélio acredita que a mensagem de transformação evidenciada através das borboletas deva nortear a proposta de continuidade do Projeto Xerimbabo, que deve permanecer em constante evolução.
Ao receber o prêmio considerado Oscar da Ecologia Mineira, Lélio agradece à família e à equipe envolvida na realização do Projeto Xerimbabo, bem como à Usipa e à Usiminas, que tornam possível esse vitorioso projeto.


Projeto Xerimbabo
O Projeto Xerimbabo é uma das maiores e mais duradouras iniciativas de educação ambiental do País. Em 2010, chegou a sua 26ª edição e superou a marca de mais de dois milhões de visitantes. Durante o evento são realizados seminários, concursos e exposições nas trilhas do Centro de Biodiversidade da Usiminas – CEBUS.
A cada edição, o Projeto ganha uma temática diferente, definida de acordo com as sugestões dos participantes no ano anterior. Este ano, graças a um acordo assinado entre a Usiminas e a Usipa, a siderúrgica assumiu oficialmente a gestão do projeto, o que conferiu sua ampliação para outras localidades, como Itatiaiuçu (MG), região de mineração da Usiminas.

Prêmio Hugo Werneck
Hugo Werneck foi professor e conservacionista mineiro, fundador do Centro para a Conservação da Natureza em Minas Gerais, uma das primeiras ONGs ambientalistas da América Latina.
Em 2008, aos 89 anos de idade, faleceu vítima de um câncer no pulmão. Seus ensinamentos foram fundamentados em três principais vertentes: conhecer, amar e cuidar da natureza. O Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza é uma iniciativa do Grupo Ecológico para enaltecer ações, cases, experiências ou iniciativas bem-sucedidas que, seguindo os ideais do ambientalista homenageado, se aproximem dessa receita de reaproximação harmoniosa com o meio natural.
Assessoria de Comunicação Social Usiminas


Da redação do Plox




Nenhum comentário:

Postar um comentário