sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Reflexão para Setembro: A HIERARQUIA DAS GALINHAS E O PODER - Lélio Costa e Silva

O que faz o poder demonstrar o lado “sombra” que existe em nós, fazendo emergir a tirania? O que permite a um temporário detentor do poder tornar-se uma pessoa diferente das demais?
O estudo da conduta animal pode ser um exemplo para reflexões e analogias em nosso cotidiano. Assim, a inverossímil observação da hierarquia - ordem ou subordinação de poderes, em um galinheiro pode nos revelar aspectos interessantes e esclarecedores nesse parentesco entre o ser humano e os bichos. Desde algumas décadas cientistas (etólogos) noruegueses e norte-americanos descreveram como ocorre a luta pelo poder entre as galinhas e também entre os galos, baseada numa “ dupla hierarquia de bicadas”. A galinha mais corajosa, mais forte e mais agressiva é considerada a líder pelo resto do grupo. Na hora de dormir, a posição das galinhas num poleiro revela quem é a “chefe”, chamada “número 1” e as demais subalternas. A “chefe” escolhe o lugar mais alto e protegido e ao lado, ou logo abaixo a galinha número 2, a 3 , a 4 e assim por diante. Existem também aquelas que nem podem subir no poleiro e são essas que apresentam mais visivelmente falhas na plumagem provenientes de bicadas das mais poderosas, numa evidente postura de submissão.
Entre os galos, que geralmente não bicam as galinhas, a hierarquia consiste resumidamente em um macho senhor e dono do galinheiro fazer dos demais machos se sentirem “galinhas”.
As galinhas de posição mais elevada são também privilegiadas na hora de dormir e comer e as inferiores só terão esse direito quando as poderosas se refestelarem. Ou então acordar bem mais cedo para comer escondido. É sabido também que as “chefes” além de acordar tarde são menos eficientes no interesse sexual, mesmo cercadas de privilégios e imunidades. Regras regulamentam o comportamento diante da sua presença : as galinhas subalternas afastam-se humildemente para lhe abrir caminho. Outras observações científicas indicam que quanto mais alta a posição social de uma galinha, menor a predisposição em se entregar ao galo, ao contrário das galinhas ditas “inferiores”, bem mais solícitas ao primeiro chamado do rei do galinheiro.
Bem, para esclarecer se toda essa história não passa de uma ficção a solução é visitar e observar pacientemente um galinheiro...
Mas, sobre o poder vale ainda refletir sobre alguns pensamentos :
“Os principais desejos do homem são os de poder e de glória.” Bertrand Russel
“Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova, o caráter de um homem, dê-lhe poder.” Abraham Lincoln
“O político por vocação é um apaixonado pelo grande jardim para todos. Seu amor é tão grande que ele abre mão do pequeno jardim que ele poderia plantar para si mesmo. De que vale um pequeno jardim se à sua volta está o deserto? É preciso que o deserto inteiro se transforme em jardim. “Rubem Alves
“É possível exercer o poder de maneira “empresarialmente eficaz, psicologicamente curativa e pessoalmente gratificante”. James Hillman

Outras informações sobre a hierarquia das galinhas :

· Da mesma forma que para comer, as galinhas bebem uma após a outra , numa ordem rigorosa : A galinha 1 bebe primeiro e as demais esperam.A galinha 2 fica mais próxima do bebedouro e as galinhas 3 e 4 nem podem se aproximar até que 1 e 2 tenham terminado de beber.

· Na hora de dormir :
A galinha 1 escolhe o lugar mais protegido num canto. Ao seu lado vem a galinha 2, depois a 3 e na extremidade mais fria do mesmo poleiro a galinha 4. A 5 só pode ficar no andar debaixo das quatro primeiras . As falhas na plumagem indicam a intensidade das bicadas. Quanto mais depenadas, mais subalternas na escala hierárquica elas se encontram.

· Após um certo tempo de hierarquia estabelecida, cessam as bicadas : basta apenas um “olhar” da galinha superior para que as outras se curvem ou afastem-se.

· Se uma galinha for retirada do galinheiro por duas semanas, ela perderá seu “ posto” e terá que lutar para reconquistá-lo.

· Uma galinha recém-chegada num galinheiro terá que ser extraordinariamente agressiva para conquistar algum posto.

· Quando as galinhas de dois galinheiros se misturam o resultado é aterrorizador: penas para todos os lados e parada da postura de ovos e uma batalha feroz.
· Na hora de comer: as galinhas “ inferiores” não tem o direito de nem “ ciscar” no terreno enquanto as superiores estiverem comendo.

· Se as inferiores quiserem comer mais despreocupadas sem o risco de novas bicadas elas devem levantar cedinho, ainda escuro, enquanto as superiores dormem despreocupadamente.

· As galinhas privilegiadas “ pavoneiam-se” com a cabeça bem erguida, e passam com a plumagem bem eriçada ao lado das “ párias” , que , abaixando a cabeça, afastam-se submissas para lhes abrir caminho.

· As galinhas da “classe inferior” necessitam de mais tempo para atingir a maturidade sexual.

· As galinhas “párias” ao verem um galo deitam-se sobre o ventre e abrem as asas num convite ao acasalamento,sempre disponíveis a um mínimo chamado do galo. Já as superiores quanto maior a hierarquia menor a disposição para se entregarem a um galo.

· Plumagem da galinha chefe :mais reluzente e bem cuidada.Plumagem das inferiores : sem brilho e cheia de falhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário