segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Reflexão para Novembro:A RELIGIOSIDADE DOS BICHOS E PLANTAS - Lélio Costa e Silva

Enquanto isso em um zoológico: “Moço esse bicho não merece viver. Ele tem parte com o ‘demo’, isso não é criação de Deus”... disse uma mulher ao ver as cobras jiboias tomando um banho de sol.


Vede os peixes que são Cristos em grego. Submergem nas águas poluídas e nada bentas, muito menos fluidificadas, crucificados pelos detritos da intemperança. Mesmo assim tentam ressurgir buscando a água da Vida.
A igreja dos convidados da manjedoura não tem paramentos, nem apelos de fugaz emoção. Basta o silêncio do jumento, da ovelha, da vaca, diante da Presença. Balidos, urros, coices e mordidas da intolerância ficam para o cotidiano das pastagens.
As bíblicas serpentes prudentes jejuam e meditam quietas a despeito da interpretação literal da maldição . Não conhecem a palavra obscurantismo, porque na cadeia alimentar a lei é de causa e efeito , sem espaço para a discriminação.
Observe uma borboleta - a experiência mística da lagarta dispensa incensos, fragrâncias e bálsamos. Do amor em metamorfose nasce a beleza.
O verde existe para ser “kath holikos” sem sectarismos, pois sua vocação é pela universalidade do Todo. Se hoje as figueiras permanecem secas é porque ainda sobrevive a infecundidade espiritual. Agride-se o ambiente pela ignorância daquilo que um dia foi sagrado.
E o sal da Terra nunca será vendido em pentescostais ofertas, pois quando sai do mar da fraternidade, deixa de ser alimento, torna-se insípido.
Hoje, queimaram mais três parques nacionais, bruxas heréticas do século vinte e um. A flora erótica teve que abdicar da sua sensualidade declarando não existir mais a fotossíntese.
Queres ouvir o Cântico dos Cânticos ? Abre a tua janela , teus ouvidos e o coração. Ele acontece toda manhã, quando a passarada anuncia o alvorecer.
Vede os pombos, os morcegos e os pardais. Todos habitam igualmente, sinagogas, igrejas, santuários, casas de oração, mesquitas sobrevoando dogmas e preconceitos.
Olhando somente as uvas? Visando oferecer o melhor vinho a todos? Os ramos da videira serão sempre de um mesmo tronco.
Ofertando o pão da boa nova?
Se todos nos consideramos trigos por que enxergamos somente o joio?
Um só pastor , um só rebanho, na diversidade da vida, a unicidade do Criador .
Um mesmo sol, uma mesma lua...
A natureza é ecumênica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário