quarta-feira, 1 de julho de 2009

Reflexão para Julho: UMA ESTRELA DE VIRTUDES - Lélio Costa e Silva

Primeiro busquei o significado da palavra virtude: “uma disposição firme e constante para a prática do bem, uma força que age ou que pode agir.”
Depois adormeci querendo saber quais seriam as principais virtudes que tornam uma pessoa melhor. Então alguém em meus sonhos disse: “A virtude de um ser é o seu valor” E me contou sobre um asteróide e seus cinco ensinamentos estelares.
Onde o azul era infinito, mar e céu viviam unidos. Neles, entre latitudes e profundidades, um ser da fantasia, uma estrela-do-mar, transitava. Pouco convencional, sem rabo nem cabeça, nem lado direito ou esquerdo, cinco braços eqüidistantes. Contrariando a normalidade? Que mistérios, que semelhanças? Nem se importaria se os outros a considerassem diferente. E se porventura houvesse interrogações, elogios ou desprezo, não se incomodaria - nunca se sentia mais importante que os outros. Ali a Simplicidade era uma presença virtuosa.
E, quando queria se deslocar naquelas águas marinhas, qualquer lado seu podia tomar a iniciativa, pois os outros obedeciam numa ação coordenada. Uma segunda virtude ali se espelhava: A Cordialidade. A ausência do individualismo, a aquiescência em favor do outro em concordância divina.
Diante das marés turbulentas, mesmo com o aparentemente sistema nervoso primário, sem cérebro, podia entender o que ocorria ao seu redor, pois para sentir o toque e a luz tinha sensores nos braços e só. Contava com o favor das ondas para não perecer diante da luz solar implacável queimando a areia ou virar comida de gaivotas ou falcões-pescadores. A cada retorno às águas profundas borbulharia mais uma virtude, a Gratidão - a capacidade de expressar o verbo agradecer retribuindo com o melhor de si : o ato de dividir a própria alegria pelo gesto de Solidariedade do mar.
Entretanto apresentava habilidades surpreendentes, um talento notável para a regeneração e o desprendimento. Quando perdia um braço ao ser manuseada rudemente podia em, alguns casos, cultivar um novo, após determinado tempo e até fazer nascer de um pedaço um novo indivíduo completo. Maior Tolerância impossível. De um ferimento o recomeço, de um fragmento a lição de mais um sonho.
E hoje desejo acordar para a luta diária querendo ser aquela estrela-do-mar, no oceano da vida. Aprendi que para isso a minha principal tarefa será vivenciar em mim e descobrir nos outros a somatória de todas as virtudes, o Amor.

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa do blog e por compartilhar suas experiências sempre tão ricas, com esse novo público.
    Desejo muito sucesso aqui no virtual mas principalmente no mundo real!
    Abraços fraternos!

    ResponderExcluir