domingo, 12 de abril de 2009

PROJETO SEMENTEIRA – EMBU DAS ARTES-SP

O objetivo fundamental da Educação Ambiental é motivar e não somente instruir. A motivação leva a pessoa a explorar um tema, vivenciar suas próprias experiências, descobrindo, por seus próprios meios, muitos aspectos do ambiente e das relações que se dão nesse espaço.
Educar pelo sentimento. O desvelo pelas crianças de hoje e das gerações do porvir. Essa é fórmula simples do Projeto Sementeira. No entanto, nossa intenção é a de que os conceitos e sugestões sejam reeditados - e não apenas “multiplicados” pelo educador, no ambiente da escola e comunidades do entorno.
Apresentamos neste quarto módulo novas práticas educativas para o ambiente. São atividades para serem empregadas em casa, na escola e na comunidade. Escolha-as de acordo com a faixa etária.
Lembramos que o conteúdo desta apostila visa despertar o interesse e a curiosidade e nunca terá a pretensão de esgotar o assunto. Para ampliá-lo existem as informações complementares representadas pelos outros materiais distribuídos aos educadores. O verdadeiro Projeto Sementeira se desenvolverá potencialmente na escola a partir das vivências compartilhadas nos seminários, do uso dos recursos didáticos construídos e, sobretudo, da sua efetiva participação.
Na discussão da Transdisciplinaridade, um dos caminhos para a Educação Ambiental, filósofos, pensadores, poetas, religiosos, artistas e cientistas se reuniram, no final do século passado e pronunciaram uma única pergunta: “Como será o ser humano do futuro? Basarab Nicolescu (físico teórico no Centro Nacional de Pesquisa Científica, na França) respondeu: “... o nosso sono nos faz esquecer nossa origem poética... O homem do futuro, o homem poético, é o homem do terceiro. Ele irá se reconhecer na face do outro e vai construir uma vida poética sobre esta terra sofrida demais. A insurreição poética vai, um dia, varrer a Terra, como uma ofuscante luz de amor.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário